Bolsonaro dá boas-vindas ao Papa Leão XIV e deseja missão marcada por defesa da vida e dos valores cristãos
O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido nesta quinta (8)

Foto: Divulgação | Reprodução/Vatican News
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por meio das redes sociais, desejou as boas-vindas ao novo líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), no segundo dia de conclave. Bolsonaro desejou que o novo papado seja marcado "pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização".
"O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé", completou.
O ex-presidente brasileiro foi o único chefe de Estado a não se reunir com o Papa Francisco durante o papado do argentino. Além disso, Bolsonaro divergiu de Francisco sobre temas relacionados à proteção da Amazônia durante seu mandato. Em 2019, após assumir a Presidência, ele criticou uma mensagem divulgada pelo pontífice em favor da proteção da Amazônia.
Confira a publicação:
. Boas-Vindas ao Papa Leão XIV
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 8, 2025
. Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra.
. Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores… pic.twitter.com/L9dSVYzxPj
Papa Leão XIV
O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi o escolhido pelos 133 cardeais que participaram do conclave para ser o 267º líder da Igreja Católica Apostólica Romana. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (8), pouco mais de uma hora após o sinal da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
Leão XIV é o nome escolhido pelo Santo Padre. Ele foi eleito no quarto escrutínio, assim como João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005.