Bolsonaro diz que preço do gás de cozinha cairia pela metade com venda direta
Presidente propõe que trâmite não passe pelas distribuidoras
Foto: Alan Santos/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse nesta quarta-feira (29) durante evento em Roraima, que com a venda direta do gás de cozinha, sem passar pelas distribuidoras, o preço cairia pela metade. “Dizer a vocês, com essa possível venda direta do gás de cozinha, ele vai cair a metade do preço. Não justifica na origem custar R$ 50 o botijão de gás e na ponta da linha custar R$ 130. Esse preço vai cair a metade, se Deus quiser, pode ter certeza”, disse.
Bolsonaro falou sobre o tema ao comentar a sanção da lei estadual sobre a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás em Roraima. Nesta semana, o governador Antonio Denarium (PP-RR) sancionou proposta que reduzirá a alíquota do ICMS do gás de 17% para 12%.
“Zerando o imposto federal, que eu já zerei, zerando o imposto estadual, esses dois estados, Roraima e Amazonas, poderão buscar a compra direta do gás de cozinha”, disse. Bolsonaro afirmou que a venda direta do gás seria semelhante à do etanol, que foi proposta pelo governo por meio de medida provisória.