Bolsonaro diz que pretende vincular o Coaf ao Banco Central
A afirmação foi feita na manhã desta sexta (9)
Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (9), que pretende vincular o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Banco Central. Porém, ainda não há confirmação, data ou detalhes de como será a transição. Segundo Bolsonaro a mudança servirá para tirar o Coaf do ”jogo político”.
Atualmente, o Coaf faz parte do Ministério da Economia, chefiado pelo ministro Paulo Guedes. E, segundo o presidente, a análise para a transição para o Banco Central é para que não haja pressão.
“O que nós pretendemos é tirar o Coaf do jogo político. Pretendemos. Estamos conversando em vincular ao Banco Central. Tudo o que tem política, mesmo bem-intencionado, sofre pressões”, disse.
Bolsonaro afirmou a pretensão da mudança na porta do Palácio da Alvorada, na presença do ministro da Justiça, Sergio Moro. O presidente disse, ainda, que não há desgaste para ambas as partes caso a mudança seja confirmada.
“Não há desgaste para mim nem para o Moro. Por ventura, caso vá para o Banco Central, vai fazer seu trabalho sem qualquer suspeição de favorecimento político”, completou.
O Coaf é o órgão que investiga ações ilícitas e/ou suspeitas, como lavagem de dinheiro.