Bolsonaro inaugura hoje usina termoelétrica em Porto de Sergipe
É a terceira visita do presidente ao Nordeste em menos de dois meses
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro vai inaugurar nesta segunda-feira (17) a Usina Termoelétrica Porto do Sergipe, no município de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju. Bolsonaro deve visitar também a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, a 20 quilômetros de Aracaju.
Esta é a terceira visita do presidente ao Nordeste em menos de dois meses. Em 26 de junho, ele esteve no Ceará para inaugurar um trecho da transposição do Rio São Francisco. Depois, em 30 de julho, visitou a região para inaugurar sistemas de abastecimento de água no Piauí e na Bahia.
Bolsonaro tem conseguido apoio na região desde o início da pandemia do novo coronavírus, sobretudo depois que o governo começou a pagar o auxílio emergencial de 600 reais a desempregados e trabalhadores informais para aliviar os efeitos econômicos da covid-19. Segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada na semana passada, o índice de moradores da região Nordeste que avaliam o governo Bolsonaro como bom ou ótimo cresceu de 17% em agosto de 2019 para 33% atualmente.
O Nordeste foi a única região onde Bolsonaro não conseguiu a maioria dos votos, nas eleições de 2018. No segundo turno, o candidato do PT, Fernando Haddad, obteve quase 70% dos votos válidos na região.
A viagem do presidente a Sergipe é um gesto de apoio ao projeto de lei que institui o novo marco legal do gás, em discussão no Congresso. Um dos organizadores da sua visita é o deputado federal Laércio Oliveira (PP/SE), relator do projeto de lei 6407/2013, que pretende ampliar a competição no mercado de gás natural, atraindo novos investidores. O parecer deverá ser colocado em votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana.
Usina
A Usina Termoelétrica Porto do Sergipe é o maior empreendimento a gás natural da América Latina. Teve o investimento de cerca de 6 bilhões de reais. Ela tem capacidade de geração de 1.551 megawatts, o suficiente para atender 15% de demanda de energia do Nordeste.
O combustível utilizado é o gás natural, transportado para Sergipe na forma de gás natural liquefeito (GNL) e regaseificado em uma unidade flutuante que funciona em um navio ancorado a 6,5 quilômetro da costa sergipana. O presidente Bolsonaro fará um sobrevoo de helicóptero para conhecer as instalações marítimas do empreendimento.