Bolsonaro já trocou de ministros quase 30 vezes desde 2019
Outras nove modificações devem ser feitas até o final de abril
Foto: Agência Brasil
O governo do presidente Jair Bolsonaro já realizou 28 trocas de ministros.A mais recente, oficializada na segunda-feira (28), é a saída do ministro da Educação, Milton Ribeiro — a pasta terá seu quinto ministro.
O ministro foi o mais longevo na pasta, chefiando a Educação por 20 meses. Antes dele, Abraham Weintraub havia permanecido no cargo por 14 meses. O substituto oficial de Milton Ribeiro ainda não foi anunciado.
O número de alterações deve subir até o início de abril, quando termina o prazo para que os ministros deixem seus cargos para concorrer nas eleições de outubro. Pelo menos nove titulares da formação atual da Esplanada dos Ministérios devem deixar os postos.
Até esta segunda, apenas oito ministros que tomaram posse com Bolsonaro em janeiro de 2019 seguiam nos mesmos cargos: Paulo Guedes (Economia);Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações);Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União); Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura);Bento Albuquerque (Minas e Energia), e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).
Destes, pelo menos quatro já anunciaram que pretendem disputar as eleições: Marcos Pontes, Tereza Cristina, Tarcísio Freitas e Damares Alves.