Bolsonaro mantém resiliência eleitoral com 34% do favoritismo para presidência em 2022, diz pesquisa
Ex-presidente Lula segue em segundo lugar
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Um levantamento exclusivo feito para VEJA pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que o presidente Jair Bolsonaro mostra sua resiliência eleitoral. Um em cada três brasileiros apoia o desempenho do presidente no Palácio do Planalto e garantem conceder um segundo mandato na eleição presidencial de 2022.
Bolsonaro lidera nas quatro simulações do primeiro turno, com percentuais que variam de 32,7% a 34,5% dos votos, sempre seguido de perto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por outro lado, a pesquisa também mostra que os conhecidos problemas de sua gestão tem influenciado na queda da sua aprovação. A taxa que considera o seu governo ótimo ou bom caiu 6 pontos percentuais desde outubro (38,7% para 32,1%), enquanto a dos que considera ruim ou péssimo subiu 11 (32,1% para 43,1%). Em dezembro, a taxa de aprovação era maior que a de reprovação.
De acordo com a pesquisa, 26,7% com certeza votaria em Bolsonaro. Já outros 48,1% disseram que não votariam de jeito nenhum. Sobre Lula, 22,3% afirmaram votar com certeza; por outro lado 47,1% garantiram que não votaria de jeito nenhum. João Doria e Ciro Gomes, lideram a taxa de rejeição com 52,4% e 49,4% na respectiva ordem.