Política

Bolsonaro retira Ordem do Mérito Científico de pesquisadores críticos ao governo

Revogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta (5)

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro retira Ordem do Mérito Científico de pesquisadores críticos ao governo

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Depois de ter dado a Ordem do Mérito Científico aos pesquisadores Marcus Vinícius Lacerda e Adele Schwartz Benzaken, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e mandou revogar a condecoração em publicação no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (5). O motivo da alteração se dá pelo fato dos estudiosos serem críticos ao seu governo.

Lacerda foi um dos primeiro brasileiros a pesquisar os efeitos do uso de cloroquina contra Covid-19, mas suspendeu depois que verificou que o medicamento aumentava o risco cardíaco dos pacientes. Já Benzaken, é diretora da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia. 

A revogação feita pelo governo federal atinge apenas os dois pesquisadores. O novo decreto não altera a auto-condecoração no grau de grão-mestre dada por Bolsonaro a ele mesmo e ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.