• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Bolsonaro veta PL que permitira união de siglas em federação partidária, aponta Planalto
Brasil

Bolsonaro veta PL que permitira união de siglas em federação partidária, aponta Planalto

Decisão deve ser publicada no DOU nesta quarta-feira (8)

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro veta PL que permitira união de siglas em federação partidária, aponta Planalto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo informações da Secretaria-Geral da Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, nesta segunda-feira (06), o Projeto de Lei (PL) que permite a união de dois ou mais partidos em uma federação partidária. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (08). 

Aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto, o projeto permitiria que partidos se unissem por, no mínimo, quatro anos, além de ajudar siglas menores a alcançarem cláusula de barreira, que extingue legendas que não tenham um desempenho mínimo a cada eleição.

Caso fosse sancionada, o PL permitiria, também, que partidos com afinidade ideológica e programática se aliassem sem precisar fundir os diretórios. 

Após a publicação da decisão, o Congresso Nacional pode analisar os vetos do presidente aos projetos aprovados pelos parlamentares e, sancionar, caso a maioria de senadores e deputados votem pela derrubada do veto.

Em nota, a Secretaria-Geral da União falou que veto visa "salvaguardar o sistema democrático e a legitimidade de representação para o eleitor". Além de contrariar regras que proíbem coligação partidária. 

"Inauguraria um novo formato com características análogas à das coligações", afirma nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.