Bombeiros atuam há mais de 32 horas em incêndio de casarão que atingiu outros três prédios históricos no Centro de Salvador
Nesta sexta-feira (18), trabalhos estão em etapa de rescaldo e ainda não há previsão de quando serão encerrados

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Corpo de Bombeiros atua há mais de 32 horas no incêndio de casarão que atingiu outros três prédios históricos no Centro de Salvador. Na manhã desta sexta-feira (18), as equipes estão em processo de rescaldo, e não há previsão de quando o trabalho será encerrado.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), apesar do controle das chamas, equipes realizam vistorias nos locais a cada 30 minutos e algumas áreas tiveram o trânsito suspenso.
O órgão destacou que, o casarão acometido pelo incêndio, localizado na Rua Conselheiro Dantas n° 03, foi vistoriado diversas vezes desde 2019, e está situado na mancha de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Na vistoria realizada em 2021, foi identificado que o estabelecimento "Empada Carioca" funcionava no térreo, enquanto os demais pavimentos estavam desocupados. Já em 2023, a Codesal teve acesso ao imóvel e identificou condições precárias de manutenção, infiltrações generalizadas e vegetação na fachada.
Na última vistoria, realizada em maio deste ano, foi identificado risco de desprendimento do revestimento da fachada, devido ao desabamento pontual de elemento decorativo de uma das varandas.
Por conta dos riscos de desabamento, foi solicitado isolamento da calçada, com tapumes, para garantir a segurança das pessoas. A instalação dos tapumes foi realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), e antes do incêndio, o imóvel já estava isolado.
Demais prédios atingidos
Além do casarão, outros três prédios foram atingidos pelas chamas. O primeiro é um imóvel onde funcionava a loja "A Lampada", que não estava em funcionamento e isolada com tapumes, localizada na mancha de tombamento do Iphan. A rua Pinto Martins, onde o imóvel está instalado, está bloqueada para a circulação de automóveis desde o início do ano, por conta do risco de queda da platibanda do prédio.
O proprietário do imóvel foi notificado sobre os riscos, assim como o Iphan. O prédio foi vistoriado pela Codesal continuamente entre 2014 a 2025.
O segundo prédio atingido pelas chamas, o Edifício Pernambuco, está situado na Rua Conselheiro Dantas n° 5 e. Enquanto o terceiro é o Edifício Sílio Pedreira, localizado na esquina da Rua Conselheiro Saraiva com a Rua Pinto Martins e entrada principal voltada para a Rua dos Algibebes. Não foram apontados sinais de emergência para os imóveis.
Áreas isoladas
O edifício onde funciona a Unijorge Campus Comércio foi notificado para desocupação devido ao risco de desabamento de remanescentes do incêndio. A Codesal realizou o isolamento da área.
O trânsito de veículos foi suspenso na rua Portugal, onde só é liberada para a passagem de pedestres, da mesma forma que na rua Pinto Martins. Enquanto a rua Conselheiro Dantas continuará isolada.
A codesal ainda detalhou que as equipes continuarão no local para garantir a segurança dos que transitam na região.