Bahia

Bombeiros reforçam combate e debelam 422 incêndios na Bahia

Nos últimos dois meses, cinquenta e nove municípios do estado foram atendidos pelas equipes do CBM

Por Da Redação
Ás

Bombeiros reforçam combate e debelam 422 incêndios na Bahia

Foto: Alberto Maraux

Atuando na Operação Florestal 2024, bombeiros combateram 442 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. Nesse período, cinquenta e nove municípios do estado foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população. 

Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. 

As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste). 

Segundo informações dos Bombeiros, os profissionais  utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais.

O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências. Além disso, ele lembrou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados pelos humanos, durante queimas de lixo e vegetação, ou até mesmo no descarte incorreto de cigarro. 

"Quando a vegetação está muito seca, qualquer coisa é capaz de gerar uma situação sem controle", frisou o coronel Jadson, acrescentando que autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.