Bonifácio recebe a maioria dos votos para prefeito de Ruy Barbosa, mas está inelegível
Ex-prefeito teve as contas referentes à antiga gestão no comando da cidade rejeitadas
Foto: Reprodução
A eleição para prefeito de Ruy Barbosa, a 320 km de Salvador, terminou sem um resultado concreto no último domingo (6). Assim como em Vitória da Conquista, o candidato mais votado, o ex-prefeito Bonifácio (MDB), está com a candidatura “sub judice" .
Ele foi considerado inelegível por ter tido contas referentes à antiga gestão no comando da cidade rejeitadas. Bonifácio foi prefeito de Ruy Barbosa de 2013 a 2016.
Nos últimos três anos do mandato, o Tribunal de Contas do Município (TCM) emitiu parecer recomendando a rejeição das contas, decisão mantida pela Câmara de Vereadores. Com isso, a candidatura de Bonifácio agora está sob ameaça.
A situação “sub judice” significa que mais de nove mil votos obtidos por ele estão desconsiderados até que a Justiça Eleitoral conclua o julgamento sobre a legitimidade da candidatura. Caso ele perca também na instância superior, novas eleições deverão ser convocadas.
Bonifácio obteve mais de 50% dos votos. O segundo mais votado, Marivaldo Leite (PSD), recebeu 41,77% dos votos, seguido por Beto (PDT), também com candidatura ‘sub judice’, que foi votado por 1,94% dos eleitores.