Mundo

Boris Johnson enfrentará voto de desconfiança no Parlamento

Votação pode tirar primeiro-ministro do cargo

Por Da Redação
Ás

Boris Johnson enfrentará voto de desconfiança no Parlamento

Foto: Reprodução/Twitter

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve enfrentar nesta segunda-feira (6) a votação de uma moção de desconfiança no Parlamento britânico, o que pode derrubá-lo do cargo. A ação tem o objetivo de consultar se os parlamentares confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo. A votação está prevista para acontecer entre às 18h e 20h do horário local (entre 14h e 16h no horário de Brasília).

Em comunicado, Sir Graham Brady, presidente do Comitê de 1922, disse que o número de parlamentares do Partido Conservador pedindo a votação atingiu o limite necessário, de 54 legisladores. Boris Johnson é contestado no cargo após meses de escândalos éticos, principalmente sobre festas que quebraram as regras sanitárias em prédios do governo durante a pandemia. O caso ficou conhecido como 'Partygate'. Além disso, o premiê também foi criticado por sua resposta à alta inflação.

Os índices de aprovação do primeiro-ministro têm caído. O Partido Conservador, mesmo do premiê, conseguiu ativar a votação após 15% dos seus parlamentares apresentarem o pedido. Graham Brady, funcionário do partido, informou que 54 dos 359 parlamentares pediram que a votação fosse feita no Parlamento. Johnson precisa de 180 votos para permanecer no cargo. Se ele perder, o partido vai precisar escolher um novo primeiro-ministro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário