• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Boris Johnson, invasão de festa e estupro em trabalho de parto; confira a retrospectiva de julho
Mundo

Boris Johnson, invasão de festa e estupro em trabalho de parto; confira a retrospectiva de julho

No sétimo mês do ano, o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson renunciou, um médico foi preso por estuprar paciente e uma invasão de festa acabou em morte

Por Lara Curcino
Ás

Boris Johnson, invasão de festa e estupro em trabalho de parto; confira a retrospectiva de julho

Foto: Montagem Farol da Bahia

O ano de 2022 foi marcado por novas oscilações da Covid-19, tensões políticas em diversos países, inclusive no Brasil, e finalizado com uma Copa do Mundo. Confira os principais acontecimentos de julho. 

Tiroteio na Estação Pirajá

Um tiroteio ocorrido na tarde do dia 1° de julho deixou oito pessoas feridas, sendo que uma delas morreu no local. Os criminosos tinham como alvo um ex-detento, identificado como Diego Santos de Souza, de 35 anos, que veio a óbito. Segundo testemunhas relataram aos policiais, dois homens entraram na Estação Pirajá a pé e foram em direção a Diego, que saiu correndo ao avistar a dupla. Durante a fuga, os criminosos começaram a atirar e, além de matar o ex-detento, feriram outras sete pessoas que passavam pelo local.

2 de julho com presidenciáveis

O dia 2 de julho, quando é comemorada a Independência do Brasil na Bahia, foi movimentado neste ano. Isso porque, de olho nas eleições e em cada oportunidade de holofote, quatro candidatos à Presidência visitaram Salvador durante as celebrações. No tradicional desfile que ocorre no Centro Histórico da capital baiana, estiveram presentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma carreata na orla da cidade, saindo do Farol da Barra. 

5g começa a operar no Brasil

No dia 6 de julho, a quinta geração de internet móvel — o 5G — foi ativada em Brasília. Com isso, a capital federal foi a primeira cidade do país a contar com o 5G puro (standalone), oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

Boris Johnson renuncia

No dia 7 de julho, Boris Johnson deixou o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, após três anos. Ele renunciou após pressões por causa de escândalos, como festas de membros do seu governo no auge da pandemia ou omissão em caso de assédio sexual com funcionários. Em meio à crise, diversos ministros e assessores deixaram o governo. Antes dele, a primeira-ministra Theresa May também renunciou ao cargo, por repetidas falhas em implantar o Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia, confirmada durante a gestão de Johnson. 

Morte de Shinzo Abe

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu no dia 8 de julho, após ser baleado enquanto fazia um discurso em ato de campanha eleitoral na cidade de Nara, no oeste do Japão. A morte de Abe, o líder japonês que ficou mais tempo no cargo, chocou o país, onde mortes por armas de fogo são raras. Um relatório publicado no mesmo dia assumiu que a morte do ex-líder político foi causada por uma falha na segurança. Guarda-costas poderiam ter salvado Abe protegendo-o ou tirando-o da linha de fogo nos 2,5 segundos entre o primeiro tiro perdido e o segundo tiro fatal, disseram à Reuters oito especialistas em segurança que revisaram as imagens. O assassino foi preso logo em seguida.

Bolsonarista invade festa

No dia 10 de julho, uma festa de aniversário em Foz do Iguaçu, no Paraná, acabou em tragédia. Marcelo Arruda, que completava 50 anos e atuava como guarda municipal e tesoureiro do PT no estado, morreu depois que um bolsonarista invadiu sua festa e o atingiu com tiros. Segundo a polícia, o homem que atirou contra Marcelo Arruda é o policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho. O atirador chegou ao local gritando "aqui é Bolsonaro!". O bolsonarista também foi atingido por Marcelo, que estava armado, e encaminhado para o hospital. Depois, quando recebeu alta, foi para a prisão.

Paciente estuprada em trabalho de parto

No dia 11 de julho, um médico anestesista foi preso e autuado em flagrante por estupro. Segundo investigadores, Giovanni Quintella Bezerra, 31 anos, abusou de uma paciente enquanto ela estava dopada e fazia uma cesariana no Hospital da Mulher Heloneida Studart em Vilar dos Teles, São João de Meriti, município na Baixada Fluminense. Funcionários do hospital filmaram o anestesista colocando o pênis na boca de uma paciente quando Giovanni Bezerra participava do parto dela. O homem foi preso.

Nutricionista baleada no rosto

Um homem foi preso em flagrante por suspeita de atirar em uma nutricionista que chegava para o plantão em um hospital privado, na região de Nazaré, em Salvador. O caso ocorreu na manhã do dia 22 de julho. A profissional estava sozinha no carro, quando foi abordada pela dupla e baleada na altura do olho. Ela foi socorrida para o Hospital Santa Izabel, onde trabalha. Ela recebeu alta no dia 30 do mesmo mês. O suspeito foi preso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.