Brasil: 20% das jovens de 14 a 24 anos já deixaram de ir à escola por falta de absorvente
O levantamento ouviu 2.930 pessoas que menstruam e 805 que não menstruam
Foto: Reprodução/Shutterstock
Uma pesquisa feita pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro) e a Inciclo apontou que ao menos 20% das jovens de 14 a 24 anos que menstruam já deixaram de ir à escola por não terem absorvente. Entre pessoas pretas com renda de até dois salários mínimos, o número salta para 24%.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que mais de 700 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiros em suas casas. Para além disso, mais de 4 milhões não têm acesso aos itens de cuidados menstruais.
Na pesquisa da Espro e Inciclo, outro problema também foi detectado, 42% das entrevistadas já ficaram mais tempo que o indicado com um mesmo absorvente para economizar dinheiro. Pelo menos 32% declararam que já aconteceu de não terem dinheiro para comprar absorvente.
Ao serem questionadas sobre terem usado outros materiais em vez do absorvente, 33% respondeu papel higiênico; 8% mencionou roupas velhas; e 2%, algodão.
O levantamento ouviu 2.930 pessoas que menstruam e 805 que não menstruam. A margem de erro é de 2% e o índice de confiabilidade da pesquisa é de 99%.