Brasil acumula mais de 33 milhões de vacinas da gripe paradas em postos
Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação
Foto: Agência Brasil
Após o Ministério da Saúde prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil, os postos de saúde acumulam 36,4 milhões de doses paradas. Das 79,9 milhões de unidades distribuídas pelo governo federal, somente 43,5 milhões foram aplicadas. De acordo com um levantamento do Metrópoles, feito com base em material publicado pelo LocalizaSUS, esse número equivale a 54,4% do total.
Os dados são referentes às atualizações até a última sexta-feira (8). Em relação ao público alvo (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores), somente 57,9% receberam a proteção. O grupo é composto por 54,7 milhões de pessoas. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que tem trabalhado em estratégias para reverter as baixas coberturas vacinais, em parceria com estados e municípios.
“A pasta incentiva a população a se vacinar contra as doenças imunopreveníveis, incluindo influenza, e esclarece o benefício e segurança das vacinas, por meio dos seus canais oficiais de comunicação”, diz a pasta.
Veja o percentual de vacinação:
-Puérperas – 42,2%
-Povos indígenas – 59,3%
-Gestantes – 41,1%
-Crianças – 48,3%
-Trabalhadores da saúde – 63,5%
-Idosos – 62,7%
-Professores – 52,7%