Brasil alcança 209 cidades com legislação atualizada para 5G, diz pesquisa
Cerca de 97% dos municípios ainda têm lei ultrapassada

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Movimento Antene-se mostram que três meses após a implementação do 5G em Brasília, a primeira cidade do Brasil a receber a tecnologia, o país atingiu a marca de 209 municípios com legislação atualizada para a instalação de antenas da quinta geração de internet móvel.
Entre as 27 capitais, 17 contam com leis modernizadas para os pontos de transmissão. As 209 cidades, que representam 3% das 5.568 existentes no país, englobam cerca de 32% da população do Brasil e superam a meta do Movimento Antene-se, que era chegar a 200 municípios com legislação específica até o fim deste ano.
A entidade, criada por associações de comunicação, indústria e telecomunicações, defende a mudança de leis que dificultam a ampliação da infraestrutura. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê que todo o país seja atendido pela tecnologia 5G até 2029.
A Anatel disponibilizou um modelo de lei para ser utilizado como referência para os legisladores locais atualizarem o conjunto de normativos sobre o tema. O documento pode ser acessado (aqui).