Brasil anuncia seis filmes pré-selecionados para disputar vaga no Oscar 2024
A escolha final será anunciada na próxima terça-feira (12)
Foto: Divulgação
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou na terça-feira (05) os seis filmes pré-selecionados para a corrida pelo título de melhor filme internacional no Oscar 2024, os escolhidos são: "Retratos Fantasmas", dirigido por Kleber Mendonça Filho; "Estranho Caminho", de Guto Parente; "Noites Alienígenas", dirigido por Sérgio de Carvalho; "Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha", de Eduardo Albergaria; "Pedágio", dirigido por Carolina Markowicz; e "Urubus", de Claudio Borrelli.
Dos 28 filmes inscritos e habilitados para competir por essa oportunidade, apenas um será escolhido como o candidato oficial do Brasil. O processo de seleção dos seis finalistas foi conduzido por um júri em dois turnos de votação.
Desde 1999, quando "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles, conseguiu a última indicação do Brasil na categoria de melhor filme internacional do Oscar, o país não tem marcado presença neste grupo.
A história do Brasil no Oscar inclui quatro indicações na categoria de filme estrangeiro: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999), que também rendeu a Fernanda Montenegro a primeira e única indicação por uma atuação brasileira.
A escolha final sobre qual desses filmes representará o Brasil será anunciada na próxima terça-feira, dia 12. A cerimônia do Oscar 2024 está programada para ocorrer em 10 de março de 2024.
Onde assistir aos pré-selecionados:
Estranho Caminho, sem previsão de estreia
Noites Alienígenas, disponível na Netflix
Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, estreia no dia 21/9 nos cinemas
Pedágio, sem previsão de estreia
Retratos Fantasmas, em exibição nos cinemas
Urubus, disponível para aluguel no Apple TV e Google Play