• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil atinge recorde ao gerar 93,1% de eletricidade a partir de fontes renováveis em 2023
Brasil

Brasil atinge recorde ao gerar 93,1% de eletricidade a partir de fontes renováveis em 2023

Com o resultado, o país aumenta protagonismo no cenário energético mundial

Por Da Redação
Ás

Brasil atinge recorde ao gerar 93,1% de eletricidade a partir de fontes renováveis em 2023

Foto: Miguel Angélo/CNI

O Brasil consolidou sua posição como protagonista global na transição para a energia limpa ao registrar um recorde em 2023, com 93,1% de toda a eletricidade proveniente de fontes renováveis, como hidrelétricas, parques eólicos, fazendas solares e usinas a biomassa, revelou um estudo da Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Com esse feito histórico, o país avança em sua liderança nesse setor, destacou Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da entidade. Ele enfatizou que o crescimento das fontes renováveis não apenas impulsiona o emprego e a renda, mas também representa um avanço significativo na meta de descarbonização do Brasil, além de ser uma vitória para o meio ambiente.

A produção total, proveniente de fontes limpas, alcançou mais de 70 mil megawatts médios. As hidrelétricas foram responsáveis por aproximadamente 58% da capacidade instalada da matriz energética brasileira, gerando quase 50 mil megawatts para o Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando um crescimento de 1,2% em comparação com 2022.

Apesar de sua significativa contribuição, as usinas encerraram o ano com níveis de reservatório confortáveis para enfrentar o período sem chuvas em 2024. 

As fontes solar e eólica foram responsáveis por mais de 13 mil megawatts médios, indicando um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a incorporação de novos empreendimentos, a capacidade instalada dessas fontes atingiu 42,6 mil megawatts, equiparando-se à produção de três usinas de Itaipu.

A modalidade de Geração Distribuída, conhecida por contribuir para a redução da demanda nacional, estabeleceu um novo recorde, avançando 42,5% no ano passado. A maior parte dessa geração foi realizada por consumidores em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, conforme indicado pelo levantamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.