Brasil bate recorde e alcança 187 mil toneladas de exportação de carne bovina em setembro
Último recorde mensal foi em agosto, quando atingiu 181,6 mil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Brasil exportou 187 mil toneladas de carne bovina em setembro. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados nesta sexta-feira (1º), esse é o maior volume já embarcado em um mês em meio a incertezas com lotes enviados à China.
Se comparado ao anual, é um aumento de mais de 30% nas exportações da proteína, segundo o governo. O recorde mensal anterior foi registrado em agosto, quando foram 181,6 mil toneladas exportadas.
De acordo com o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, um dos fatores que pode explicar a disparada nas exportações de carne é a existência de estoques no porto, que foram enviados em setembro, e um pequeno atraso de até oito dias na contabilização dos dados de embarque.
“Usamos o momento em que o transportador declara que embarcou a mercadoria… isso pode acontecer até oito dias em relação ao que foi realmente. Ele (exportador) tem oito dias pra declarar que a mercadoria foi colocada dentro do navio”, disse ele à Reuters.
O detalhamento sobre os compradores do produto enviado em setembro será disponibilizado pela Secex nos próximos dias.