Brasil chega a dez governadoras eleitas na história; veja
Raquel Lyra e Fátima Bezerra se elegeram no pleito de 2022
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Duas mulheres foram eleitas no último domingo (30), quando foi realizado o segundo turno das eleições, e ocuparão a chefia de Executivos estaduais no próximo ano: Raquel Lyra (PSDB), em Pernambuco, e Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte. O resultado marca o segundo maior número de mulheres comandando governos estaduais. O maior número foi em 2006, com três. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Desde a redemocratização, a cifra total de mulheres à frente de estados chegou a dez. Fátima já ocupava o Palácio de Despachos de Lagoa Nova e conquistou a reeleição em primeiro turno. A chapa de Lyra, com Priscila Krause (Cidadania) como candidata a vice, é a primeira totalmente feminina a ser eleita na história do Brasil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, a relação entre eleitoras e candidatas ainda é baixa. Nas eleições deste ano, o Brasil contou com 35 candidaturas femininas em todos os estados, resultando em uma taxa de eleição de quase 6%. Historicamente, 13 estados brasileiros já foram comandados por mulheres no país. A primeira a assumir efetivamente um governo estadual foi Iolanda Fleming (MDB), no Acre, em 1986, após a renúncia de Nabor Júnior, que deixou o cargo para se candidatar ao Senado.