Brasil conquista cinco medalhas de ouro na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Competição aconteceu no Peru entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro
Foto: Reprodução/Banco de Imagens
O Brasil conquistou cinco medalhas de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (Olaa), realizada entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro, no Peru. O resultado foi o melhor do país em 13 edições da competição.
No total, participaram da Olaa 79 estudantes de 17 países. A competição contou com representantes da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Guatemala, do México, da Nicarágua, do Panamá, do Paraguai, do Peru, do Uruguai, além da Costa Rica, de El Salvador e da Venezuela, países estreantes.
A equipe do Brasil contou com cinco estudantes que obtiveram a melhor colocação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) neste ano. Na competição, os alunos brasileiros se destacaram na Prova Teórica Individual, a melhor Prova Observacional, além de marcarem presença na melhor Prova Teórica por Equipes Multinacionais e na melhor Prova de Foguetes Simulados por Equipes Multinacionais.
Outras atividades acadêmicas também foram realizadas e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o cosmonauta russo Alexander Lazutkin. Além de assistir apresentações sobre astronomia inca e participar de um passeio virtual pelo mais antigo observatório astronômico das Américas, El Observatorio Solar Chankillo.