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Brasil conseguiu evitar prejuízo de R$6,2 bi em golpes digitais

Pesquisa aponta que perdas foram evitadas com a não confirmação de compras e pagamentos digitais que eram tentativas de fraude

Por Da Redação
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Brasil conseguiu evitar prejuízo de R$6,2 bi em golpes digitais

Foto: Agência Brasil

Pesquisa revela que o Brasil conseguiu evitar perdas significativas de aproximadamente R$6,2 bilhões em golpes digitais, graças à não confirmação de compras e pagamentos online que eram tentativas de fraude. Os resultados são provenientes do Censo da Fraude, conduzido pela Konduto, uma empresa antifraude para pagamentos online afiliada à Boa Vista - Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Essas tentativas de fraude representaram cerca de 4% do total de solicitações analisadas no primeiro semestre deste ano.

A pesquisa aponta que São Paulo liderou as tentativas de fraude, representando 40,52% do total, seguido pelo Rio de Janeiro com 16,34%. Os estados de Minas Gerais (8,66% do total de pedidos e 8,01% das tentativas de fraude), Paraná (6,36% e 4,68%) e Rio Grande do Sul (4,89% e 3,35%) completam a lista.

O maior volume financeiro de tentativas de fraude não realizadas foi registrado no mês de junho, correspondendo a 26,68% do total de prejuízos evitados no primeiro semestre de 2023. Os meses de maior atividade em termos de pedidos de compras online analisados foram janeiro e maio, com 17,39% e 17,8%, respectivamente. Os meses de janeiro (18,51%) e abril (17,34%) tiveram os maiores índices em relação ao volume de tentativas de fraude bloqueadas em relação ao total dos primeiros seis meses.

A pesquisa também destaca que a maioria das tentativas de fraude (75%) ocorreu em dias úteis da semana, com maior incidência de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, houve uma diminuição nas tentativas de compras falsas, com os sábados registrando 12,4% e os domingos, 12,2%. Durante a semana, a quinta-feira foi o dia de maior ocorrência, com 17,7% do total. O período preferido pelos fraudadores foi entre 12h e 17h, abrangendo 36,9% dos pedidos analisados e 40% das tentativas de fraude bloqueadas.

Tom Canabarro, diretor Antifraudes da Boa Vista, explicou que os fraudadores preferem os dias úteis para praticar golpes, já que o movimento é maior e oferece uma oportunidade de se misturarem entre as compras legítimas.

No primeiro semestre deste ano, cerca de 73,83% das tentativas de fraude identificadas foram originadas de transações realizadas por dispositivos móveis. Aproximadamente 74,94% dos pedidos analisados foram feitos por meio desses dispositivos.

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