Brasil criará instituto de parcerias culturais com o exterior
Institutos Goethe (Alemanha) e Cervantes (Espanha) são referências

Foto: Divulgação/ Ministério da Cultura
Um instituto de cultura será criado no Brasil no início de 2020, nos moldes dos institutos Goethe (Alemanha) e Cervantes (Espanha), com o objetivo de promover a realização de projetos com outros países que incentivam a cultura, afirmou o secretário de Cultura, Roberto Alvim, após encontro na última 5ª (19.dez) com o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores).
Segundo Alvim, os países que podem estabelecer parceria como Brasil estão Hungria, Áustria, Polônia, Croácia, Grécia e Espanha. O secretário ressaltou que o instituto brasileiro será ligado tanto à cultura quanto às relações exteriores, devendo levar “a arte local para fora, e também trazer a arte e a cultura de outros países para o Brasil".
O secretário observou que 2019 foi prejudicado, em termos orçamentários, em decorrência de uma série de engessamentos. Acrescentou que o ano que vem será marcado pelo lançamento de série de editais visando dar destaque às programações culturais.
Ainda de acordo com Alvim, o governo está criando condições para atrair todos os setores da população a fim que possam se beneficiar dos produtos culturais oferecidos. “Nosso objetivo é criar condições fora das panelinhas que aconteceram antes, ao longo dos últimos 20 anos. Existia 1 setor completamente dominado por uma determinada elite que não se abria para a maioria do povo brasileiro. Agora é o momento para que isto se abra fora de veiculações e vinculações ideológicas”, concluiu em entrevista à imprensa.