• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil e Alemanha assinam cooperação para combater crime organizado e tráfico
Brasil

Brasil e Alemanha assinam cooperação para combater crime organizado e tráfico

Documento prevê troca de informações e intercâmbio de programas de formação

Por Da Redação
Ás

Brasil e Alemanha assinam cooperação para combater crime organizado e tráfico

Foto: Jamile Ferraris/MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e a ministra do Ministério Federal do Interior e da Coesão Territorial da Alemanha, Nancy Faeser, assinaram na segunda-feira (26) a Declaração Conjunta de Intenções para fortalecer a cooperação no combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro, ao tráfico de drogas, pessoas e armas, bem como ao crime ambiental internacional.

A formalização da declaração ocorreu na Embaixada da Alemanha e já está em vigor. O documento visa fomentar a troca de informações, métodos e tecnologias; promover o intercâmbio pessoal através de programas de formação e aperfeiçoamento profissional; e estabelecer equipes conjuntas de investigação, entre outras ações.

Durante entrevista coletiva, Lewandowski destacou os laços históricos entre as nações na cooperação técnica, que abrange as áreas ambiental, comercial, econômica e de segurança pública. Além disso, o ministro ressaltou que a troca de informações entre as nações vai permitir ampliar o combate à criminalidade organizada, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos que a Alemanha possui, especialmente na lavagem de dinheiro.

“Acabamos de assinar uma declaração conjunta em que ambos os países - Brasil e Alemanha - se comprometem a aprofundar essa cooperação. Já especificamos os interesses que temos em comum e o mais imediato deles é a aplicação da inteligência artificial no combate ao crime organizado, especialmente em relação ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro”, disse Lewandowski.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário