Brasil e Huawei fazem parceria em relação ao 5G e IA
Propostas foram apresentadas na Mobile World Congress (MWC) 2022, em Barcelona
Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Uma parceria do governo brasileiro com a empresa chinesa Huawei, que produz equipamentos de rede, resultou em propostas para o desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial (IA) no Brasil.
Na última terça-feira (01), foram apresentadas as resoluções desenvolvidas pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), na Mobile World Congress (MWC) 2022, em Barcelona.
O presidente executivo da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, confirmou que a empresa está fornecendo equipamentos para as três maiores operadoras do Brasil: Vivo, Claro e Tim. Além disso, os documentos apresentados reúnem sugestões da Softex e da Huawei, que visam impulsionar a formação de profissionais preparados para trabalhar com 5G no Brasil, assim como a ampliação dos investimentos públicos e privados em inteligência artificial.
Problemas antigos
A Huawei e o governo federal sofreram alguns conflitos no último ano em relação à tecnologia, já que durante o período de definições para o leilão do 5G, os Estados Unidos pressionaram o país a barrar a entrada de empresas chinesas, afirmando que estas fariam espionagem para o governo chinês.
Assim, o leilão do 5G no Brasil acolheu apenas operadoras de telefonia. No evento de terça (0), o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e Baocheng esclareceram que a situação ficou no passado.