Brasil e Japão negociam isenção recíproca de visto para turistas
Ideia do governo brasileiro é concluir burocracia junto a órgãos japoneses ainda neste semestre
Foto: Fabio Pozzebom Rodrigues/Agência Brasil
Os governos do Brasil e do Japão dialogam para retomar a isenção de visto para turistas dos dois países de forma recíproca. Em março, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que vai voltar a exigir visto de viajantes do Japão, Estados Unidos, Canadá e da Austrália a partir de outubro deste ano.
A exigência foi feita com base no princípio da reciprocidade. Por exemplo, se o Brasil permite que japoneses visitem o país sem a representação de visto, os brasileiros deveriam ter o mesmo benefício no país asiático.
A ideia do governo brasileiro é concluir a burocracia junto aos órgãos japoneses ainda neste semestre. Mas o Brasil e Japão têm se manifestado favoráveis à isenção recíproca.
A dispensa de visto para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão foi adotada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de forma inédita. Na época, porém, o governo afirmou que a medida não prejudicava o princípio de reciprocidade, pois a dispensa teria sido adotada com o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda no Brasil.