Brasil e Paraguai fecham acordo de livre comércio automotivo
Produtos brasileiros terão tarifas de até 2% até 2022

Foto: Agência Brasil
Um acordo de livre comércio automotivo entre o Brasil e o Paraguai foi assinado nesta terça-feira (11). Diante desse cenário, as peças e os veículos vendidos pelos dois países terão tarifas mínimas ou zeradas, mas o intervalo para o livre comércio é diferente entre as nações.
Os produtos automotivos paraguaios, peças e veículos, terão livre comércio imediato no Brasil, já os produtos brasileiros sofrerão uma taxa de até 2% no Paraguai. As tarifas sofrerão quedas graduais através da aplicação de margens de preferências, até a liberação total do comércio no fim de 2022.
Pelo acordo com o Paraguai, o comércio será liberado mais rapidamente do que com a Argentina, que prevê o livre comércio automotivo apenas a partir de 2029. De acordo com os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, o comércio de produtos automotivos entre Brasil e Paraguai é baixo, contudo vem crescendo na última década, principalmente por causa das exportações brasileiras de automóveis e das importações brasileiras de autopeças.
No ano passado, o Brasil exportou US$ 415 milhões para o Paraguai e importou US$ 235 milhões em produtos automotivos.