Brasil envia bombeiros para combater incêndios florestais na Bolívia

Militares vão realizar sobrevoos e análises de mapas de satélite para identificar e combater os focos

Por Da Redação
Ás

Brasil envia bombeiros para combater incêndios florestais na Bolívia

Foto: Reprodução/ Ibama

O Brasil enviou combatentes para uma missão humanitária na Bolívia, com finalidade de conter os incêndios florestais que ocorrem em regiões fronteiriças. Esses focos de incêndio ameaçam se espalhar para o Pantanal brasileiro.

Foram enviou 62 bombeiros para auxiliar no combate aos incêndios na Bolívia, sendo 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e 25 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

As operações conjuntas tem como objetivo realizar sobrevoos e análises de mapas de satélite para identificar e combater os focos de incêndio ao longo da fronteira com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Uma parte do grupo viajou para reforçar as forças bolivianas, estabelecendo um comando conjunto na cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz na última quarta-feira (5).

O comando da missão vai trabalhar em colaboração com o Ibama e o ICMBio, ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A missão humanitária brasileira está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e chefiada por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo o Ibama, foram registrados 112 incêndios nas últimas semanas na região do Pantanal, dos quais 18 ainda estão ativos. Vinte e três estão controlados pela força-tarefa liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, e 71 foram extintos.

De acordo com a MRE, o trabalho de combate aos incêndios está sendo realizado pelas equipes brasileiras desde o mês de junho na fronteira entre os dois países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário