Brasil está acima da média mundial de consumo de música
Relatório apresenta maior estudo sobre consumo de musical no mundo
Foto: Divulgação
Os brasileiros passam em média 24,9 horas semanais ouvindo música, número acima da média mundial que é de 20,7 horas por semana. Os dados são do relatório “Engaging with Music 2023”, lançado pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que examina como as pessoas em todo o mundo se envolvem e acessam música.
Com base nas respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países, o relatório é a maior pesquisa global com este tipo de enfoque.
As 20,7 horas semanais de 2023 representam um crescimento no consumo de música pelas pessoas, já que em 2022 foi de 20,1 horas. A música, segundo os entrevistados, é importante para saúde e bem estar. No mundo, 71% dizem que a música é importante para a saúde mental, no Brasil 83% das pessoas afirmam o mesmo.
Há uma variedade de gêneros ouvidos. No mundo, as pessoas ouvem em média 8 gêneros musicais diferentes, e no Brasil esse número chega a 10.
A música não licenciada é problema, no mundo 29% usam meios não licenciados ou ilegais para ouvir ou obter música. No Brasil, o índice de consumidores de música através de métodos ilegais chega a 47%.