Saúde

Brasil está entre os países com baixa fecundidade, aponta ONU

Índice de reposição da população no país seria de 2,1 filhos por mulher

Por Da Redação
Ás

Brasil está entre os países com baixa fecundidade, aponta ONU

Foto: Reprodução/Pixabay

Um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado na última terça-feira (11), revela que dois terços da população mundial vive em países com baixa fecundidade, incluindo o Brasil, que registrou a menor taxa em 2023. Atualmente, o país apresenta uma taxa de fecundidade de 1,62 filho por mulher. 

No documento, o órgão cita que o índice de reposição da população no Brasil seria de 2,1 filhos por mulher. “As taxas de fecundidade do período também respondem fortemente a choques externos e mudanças nas condições sociais. Crises econômicas, instabilidade política, epidemias [inclusive a recente pandemia de coronavírus] e mudanças nas políticas familiares podem levar a oscilações consideráveis na taxa de fecundidade total”, diz o relatório. 

De acordo com o UNFPA, apenas oito países serão responsáveis ​​por metade do crescimento populacional projetado até 2050: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e República Unida da Tanzânia.

as mulheres com parceiros se disseram incapazes de tomar decisões sobre saúde, sexo ou contracepção. Isso significa, segundo o órgão, que  metade das gestações são não intencionais, o que configura uma revogação do direito humano básico das mulheres de decidir livre e responsavelmente o número de filhos que quer ter e quando tê-los.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.