Brasil está entre os países com maior número de ataques de tubarões
Segundo a Florida Museum, Brasil ocupa o quarto lugar, com 110 casos
Foto: Pexels
A instituição de pesquisa Florida Museum divulgou o primeiro grande levantamento global de ataques realizados por tubarões desde 1580 até os dias atuais. De acordo com a pesquisa, o O campeão de mordidas contra seres humanos é os Estados Unidos, de longe, com 1 564 eventos. O Brasil ocupa o quarto lugar, com 110 casos.
m sua grande maioria, as ocorrências foram no litoral pernambucano (61). Na Praia de Boa Viagem, no Recife, as placas alertam: “Perigo: animais marinhos”. Nos últimos anos, não houve registro de fatalidades, mas de 1992 até 2013 24 pessoas morreram no litoral pernambucano feridas por tubarões-cabeça-chata e tubarões-tigre — que, curiosamente, não são predominantes na região.
A construção do Porto de Suape, nos anos 1980, impôs a barragem de rios e a redução de estuários, locais de reprodução — o outro ponto mais próximo é o Rio Jaboatão, que desemboca na capital. Além disso, as duas espécies são conhecidas por gostar de seguir grandes embarcações.
A pesca de arrasto resulta em cardumes de peixes descartados, que atraem os tubarões. A solução imediata é simplesmente afastar as pessoas do mar. A médio e longo prazo o caminho é cercar os bichos, entender de onde vêm e para onde vão, e devolvê-los à natureza.