• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Brasil estoca no solo o equivalente a 70 anos de emissões de dióxido de carbono, segundo levantamento
Esportes

Brasil estoca no solo o equivalente a 70 anos de emissões de dióxido de carbono, segundo levantamento

A Mata Atlântica e a Pampa equivalem aos maiores estoques médios de carbono orgânico do solo por hectare

Por Da Redação
Ás

Brasil estoca no solo o equivalente a 70 anos de emissões de dióxido de carbono, segundo levantamento

Foto: Agência Brasil

O Brasil estoca no solo o equivalente a 70 anos de emissões de dióxido de carbono (CO2) do país, segundo revela um mapeamento feito pelo Map Biomas. O CO2 é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e para o Map Biomas os dados reforçam a necessidade de preservação da cobertura de vegetação nativa dos biomas brasileiros.

No total de 37,5 bilhões de toneladas de carbono orgânico do solo existentes no Brasil em 2021, quase dois terços (63%) estão estocados em solo com cobertura nativa estável. Somente 3,7 bilhões de toneladas estão estocados em solos de áreas convertidas para uso antrópico, desde 1985.

A Mata Atlântica e a Pampa equivalem aos maiores estoques médios de carbono orgânico do solo por hectare, comparado com os demais biomas, com uma média de 50 toneladas por hectare e 49, respectivamente, enquanto que na Amazônia o valor é de 48.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário