Brasil exporta madeira na Amazônia em porto não autorizado pelo Ibama
Ação aumenta risco de material ter origem em terras desmatadas
Foto: Agência Brasil
Em 2019, o Brasil exportou milhares de carregamentos de madeira a partir de um porto na Amazônia sem autorização do Ibama. De acordo com informações Reuters, a ação aumenta o risco de o material ter origem em terras desmatadas ilegalmente.
O presidente do Ibama, Eduardo Bim, mudou os regulamentos para acabar com as autorizações de exportação, anteriormente exigidas, após as autoridades alfandegárias da Europa e dos Estados Unidos alertarem o Brasil sobre a questão. As alterações feitas pelo presidente do Ibama rejeitaram uma análise técnica de cinco analistas do Ibama que argumentaram que as aprovações de exportação deveriam permanecer em vigor.
O estado do Pará, local onde os milhares de carregamentos não autorizados de madeira foram exportados, é um dos principais lugares de desmatamento no país. Até julho de 2019, o Pará foi responsável por 40% de todo o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira, de acordo com dados do governo, o que equivale a uma área de 3.862 quilômetros quadrados.