Brasil

Brasil fica em 54º lugar em Índice Global de Inovação 2022

Colocação ainda está abaixo do 47º lugar, alcançado em 2011

Por Da Redação
Ás

Brasil fica em 54º lugar em Índice Global de Inovação 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil conquistou o 54º lugar do Índice Global de Inovação(IGI), divulgado nesta quinta-feira (29), pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O número registrou um avanço de três posições em relação ao ano passado.

A melhor marca do Brasil no IGI foi atingida em 2011, quando ficou na 47ª posição. Dentre os países da América Latina, o Brasil ficou atrás somente do Chile, que aparece na 50ª posição.

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, em entrevista à CNN, isso é resultado de uma piora nos investimentos do país. "Entretanto, é como se os agentes do ecossistema brasileiro tivessem feito mais com menos e obtido melhores resultados em inovação, apesar da queda nos insumos/investimento”, analisa.

Em nota, a CNI analisa que “a falta de uma política pública consolidada para a inovação gera insegurança e atrasos ao setor”. “Um dos exemplos é a edição da Medida Provisória nº 1.136, de 29 de agosto de 2022, que limita o uso de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento à inovação do país. A MP fixa que o FNDCT poderá aplicar somente R$ 5,555 bilhões em 2022, ou seja, cerca de R$3,5 bilhões a menos do inicialmente previsto.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário