• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • "Brasil Futuro: as formas da democracia" chega à Bahia recontando a história da retomada democrática através da arte
Cultura

"Brasil Futuro: as formas da democracia" chega à Bahia recontando a história da retomada democrática através da arte

Mostra será instalada no Centro Cultural Solar Ferrão a partir do dia 14 de julho

Por Da Redação
Ás

"Brasil Futuro: as formas da democracia" chega à Bahia recontando a história da retomada democrática através da arte

Foto: Divulgação

A exposição "Brasil Futuro: as formas da democracia", que tem como ponto de partida a história da retomada da democracia no Brasil e seu impacto na arte contemporânea será instalada no Centro Cultural Solar Ferrão, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a partir do dia 14 de julho de 2023, às 15h. A exposição tem curadoria da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Schwarcz,

A mostra reúne uma variedade de obras de grande relevância, que refletem os avanços nos diálogos de inclusão e representam a diversidade e identidade cultural do país. Após ser inaugurada em Brasília durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mostra chega à Bahia como parte das comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, após uma passagem pelo Pará.

Assim como a democracia, que está em constante construção, a exposição Brasil Futuro vai se transformando em cada cidade que visita. Na Bahia, o público poderá apreciar a maior versão da exposição, com aproximadamente 300 obras distribuídas nos três andares do centro cultural localizado no Pelourinho. A exposição é dividida em três núcleos: "Retomar Símbolos", "Descolonizar" e "Somos Nós", com o objetivo de representar grupos historicamente invisibilizados.

A mostra reúne peças de artistas consagrados como Djanira, Mestre Didi e Mário Cravo, ao lado de contemporâneos como Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Flávio Cerqueira e o Bastardo. Além disso, o Solar Ferrão apresentará uma curadoria especial para a capital baiana, realizada por Adriana Cravo, Daniel Rangel, representantes do Acervo da Laje e o Zumví - Arquivo Afro Fotográfico. Ao longo da itinerância da exposição pelo país, serão agregadas peças do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia e do Museu de Arte da Bahia.

A programação inclui atividades educativas e visitas de grupos e instituições educacionais. A exposição ficará na Bahia até o dia 15 de novembro de 2023, aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário