Brasil lidera ranking de melhores países para fazer ecoturismo
México e Austrália também aparecem na lista; confira top cinco
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
A Forbes Advisor realizou uma pesquisa e montou um ranking dos 50 melhores países para fazer ecoturismo. O Brasil ocupou o primeiro lugar do ranking.
Segundo o estudo, a pontuação se baseou em fatores como o tamanho da fauna e da flora, o número de espécies em dez quilômetros quadrados, a porcentagem de área protegida e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco que ele possui.
Ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
Confira os primeiros colocados:
1- Brasil, América do Sul - Pontuação do Índice de Ecoturismo: 94,9/100
O Brasil é o país com maior biodiversidade de todos os destinos pesquisados, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas. Atualmente, cerca de 30% do território brasileiro está protegido. Isso inclui oito Sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco, um dos quais é o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu.
2- México, América do Norte
Pontuação do índice de ecoturismo: 86/100
3- Austrália, Oceania
Pontuação do índice de ecoturismo: 84/100
4- Equador, América do Sul
Pontuação do índice de ecoturismo: 82,1/100
5- Costa Rica, América Central
Pontuação do índice de ecoturismo: 81,2/100