Brasil

Brasil: militares acompanharão testes em caças suecos

Os testes são um passo efetivo de uma novela que se arrasta por quase duas décadas para renovação da frota de caças brasileiras

Por Da Redação
Ás

Brasil: militares acompanharão testes em caças suecos

Foto: ROSLAN RAHMAN/AFP

Integrantes da alta cúpula militar vão à Suécia, nesta semana, acompanhar o início dos testes da aeronave na parte dos sistemas táticos e sensores. Na comitiva que viaja a Linköping, a 200km de Estocolmo, estão o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Antônio Carlos Moretti Bermudez. A entrega do primeiro lote de aviões está prevista para 2021.

Os testes são um passo efetivo de uma novela que se arrasta por quase duas décadas para renovação da frota de caças brasileiras. Iniciado ainda em 2001, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso começou o programa F-X, o processo de compra passou pelos governos Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer até chegar à gestão de Jair Bolsonaro. A disputa de quase R$ 17 bilhões envolveu diretamente a norte-americana Boeing, a francesa Dassault e a sueca Saab, que acabou vitoriosa.

Com isso, a expectativa é de que o financiamento brasileiro começará a ser pago quando os aviões efetivamente forem entregues, em 2021. No orçamento para o próximo ano, não estão previstos recursos para compra de aeronaves, segundo levantamento da Associação Contas Abertas a pedido do Correio. A assessoria do Comando da Aeronáutica não confirmou aspectos sobre a dotação orçamentária para o processo de compra, mas garantiu que o cronograma está mantido, detalhando aspectos como as etapas de certificação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário