Brasil participará de reunião na Arabia Saudita para discutir guerra da Ucrânia
Lula, no entanto, não deve comparecer ao encontro
Foto: Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (31) que o Brasil irá à reunião convocada pela Arábia Saudita, nos dias 5 e 6 de agosto, para discutir a guerra da Ucrânia. Apesar de ter aceitado o convite, o Itamaraty ainda não definiu quem vai compor a delegação e representar o governo brasileiro no encontro. A informação é do portal G1.
O convite foi revelado em reportagem do "Wall Street Journal" no sábado (29). A reunião deve ocorrer na cidade de Jidá, na Arábia Saudita, com representantes da Ucrânia e sem representantes da Rússia. Segundo o jornal, foram convidados 30 países, incluindo Brasil, Índia, Indonésia, Egito, Chile e Zâmbia.
A reunião na Arábia Saudita é mais uma tentativa da Ucrânia de conseguir apoio de países em desenvolvimento, que, em boa parte, permanecem neutros em relação à guerra. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve comparecer ao encontro, pois deve estar na região Norte do Brasil entre os dias 4 e 9 de agosto, com compromissos que incluem a Cúpula da Amazônia.