Brasil pode ser autossuficiente em trigo em 10 anos, dizem pesquisadores
Resultados foram apresentados durante audiência promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária
Foto: Joseani Mesquita Antunes/Embrapa
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmam que, em 10 anos, o Brasil pode se tornar autossuficiente na produção de trigo. Resultados de pesquisas no campo foram apresentados na audiência pública promovida nesta quinta-feira (2), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR). O desafio é ultrapassar as quase 13 milhões de toneladas consumidas hoje no país, atualmente 50% importadas.
A audiência foi requerida pelos senadores Chico Rodrigues (União-PR) e Acir Gurgacz (PDT-RO). O primeiro, que destinou R$500 mil em emenda orçamentária para a Embrapa, declarou que espera "resultados excepcionais" quanto a cultura do trigo no Brasil. "Os pesquisadores haverão de chegar a resultados excepcionais, dando aos produtores rurais condições de implantarem a cultura do trigo, expandir. Temos um potencial fantástico, temos certeza que o resultado será o esperado", disse Chico Rodrigues.
Novas fronteiras
As pesquisas da Embrapa apontam bons resultados para a produção de trigo em Roraima, apesar de problemas como baixas latitudes e altitudes, altas temperaturas umidade relativa do ar. Edvan Alves, chefe-geral da Embrapa, confirmou que o estado tem mais de 2 milhões de hectares aptos para a produção de grãos e que, mais recentemente, há uma demanda para a produção de trigo.
Além disso, Ceará, Piauí, e Maranhão são alguns outros estados que aparecem como novas fronteiras do trigo, que é produzido, majoritariamente, na região sul.