Brasil poderá ter 75% da população vacinada contra a Covid-19 em outubro, de acordo com consultoria
Estimativa foi realizada pela consultoria científica britânica Airfinity
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Se tudo ocorrer dentro dos conformes em relação as vacinas adquiridas pelo Brasil, vai ser preciso ao menos dez meses para ocorrer a vacinação em 75% da população brasileira contra a Covid-19. Ou seja, só em outubro, três a cada quatro já estarão vacinados. A estimativa foi realizada pela consultoria científica britânica Airfinity após pedido da CNN Brasil. O prognóstico considera contratos de compra já assinados e a capacidade de entrega dos laboratórios. Contudo, há algumas incertezas, a exemplo de eventuais atrasos na chegada de doses e participação do Brasil no consórcio Covax Facility.
A estimativa realizada por cientistas britânicos é de que, com a aprovação emergencial dos imunizantes pela Anvisa, o Brasil poderá ter 20% da população vacina no fim de abril. Ou seja, aproximadamente 42 milhões vacinados nos próximos 100 dias. Com isso, será preciso imunizar mais de 400 mil pessoas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
Após a etapa inicial, o ritmo de vacinação ganhará mais velocidade com as doses produzidas no Brasil e 75% da população poderá ser alcançada no fim de outubro. Para chegar a essa meta, será necessário vacinar mais de 650 mil pessoas diariamente nos seis meses seguintes, entre maio e outubro. Com isso, 157 milhões estarão vacinados em dez meses.