Brasil realiza nova repatriação na Faixa de Gaza

Doze pessoas e seus familiares embarcam nesta quarta-feira (21) da Jordânia rumo ao Brasil

Por Da Redação
Ás

Brasil realiza nova repatriação na Faixa de Gaza

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Uma nova operação do governo brasileiro resgatou, nesta semana, 12 pessoas entre brasileiros e seus parentes que estavam na Faixa de Gaza. A comitiva, que inclui seis crianças e adolescentes, embarcará nesta quarta-feira (21), da Jordânia para o Brasil, em voo comercial.

A ação foi organizada de forma sigilosa, com negociações junto a autoridades locais para assegurar a proteção do grupo. Inicialmente, os brasileiros foram reunidos em um apartamento em Deir al Balah, onde passaram a noite. Na madrugada de terça-feira (20), seguiram de ônibus até o ponto de entrada de ajuda humanitária na fronteira com Israel.

Em seguida, o grupo foi levado à Cisjordânia e, posteriormente, transportado até Amã, capital da Jordânia. De acordo com apuração da jornalista Jussara Soares, da CNN, os repatriados já estão hospedados em um hotel, aguardando o voo de retorno.

Segundo o Itamaraty, esta nova operação foi voltada a cidadãos que não haviam conseguido deixar Gaza nas ações anteriores. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a mobilização envolveu a atuação conjunta das embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv, além do Escritório de Representação em Ramala.

O governo também providenciou transporte, hospedagem e escolta ao grupo. Equipes diplomáticas acompanharam todos os deslocamentos até a Jordânia.

A previsão é que os repatriados desembarquem no Brasil nesta quarta-feira (21), segundo informações da CNN Brasil, com apuração da analista Jussara Soares. Aqueles que necessitarem de suporte após a chegada serão atendidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, 127 brasileiros e familiares diretos foram retirados da Faixa de Gaza. Considerando também os que estavam na Cisjordânia e em Israel, o total de evacuados pela diplomacia brasileira chega a 1.572 pessoas.

Leia também: Bombardeios israelenses matam mais de cem em Gaza nas últimas 24 horas, dizem palestinos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário