Brasil recebe Gymnasiade com participação de mais de 2 mil estudantes de 46 Países
Evento acontecerá no Rio de Janeiro
Foto: Agência Brasil
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para sediar a Gymnasiade, Olimpíada do Desporto Escolar, que reunirá mais de 2 mil estudantes atletas de 46 países a partir deste domingo (20). As competições se estendem até o sábado (26), com diversas modalidades esportivas em disputa.
A competição abrange 18 modalidades esportivas, com provas realizadas em diferentes arenas da cidade, como parte de uma parceria entre a ISF, CBDE, Sesc Rio, governo estadual e federal. Na primeira edição do evento no Brasil, em 2013, a sede foi Brasília.
Para o presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), o francês Laurent Petrynka, a participação dos estudantes atletas é mais do que representar a própria modalidade esportiva. “Quando você compete nos eventos da ISF, não está apenas representando o seu esporte, está representando a sua família, a sua cultura, o seu potencial”, disse.
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) destacou que a competição não se trata apenas de esporte, mas de formação cidadã e educação, enfatizando as experiências acumuladas. O evento ocorre no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A ministra do Esporte, Ana Mozer, deve participar da abertura do evento.
O evento, que se destina à categoria sub-15, conta com a presença da maior delegação do Brasil, composta por 404 membros, incluindo 323 estudantes atletas. A delegação chinesa é a segunda maior, seguida pelo Chile e pelos Estados Unidos. A Gymnasiade tem como objetivo desenvolver valores olímpicos nos estudantes atletas.
O secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, convidou a população para prestigiar os atletas, destacando que os ingressos são gratuitos. Ele ressaltou a oportunidade de aproximar a comunidade esportiva carioca e ocupar as arenas olímpicas com a energia e receptividade do público brasileiro.