Brasil recebe grupo de deportados dos Estados Unidos
Avião com 96 repatriados pousou em Fortaleza

Foto: FAB/Divulgação
Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou nesta quinta-feira (11) no Aeroporto de Fortaleza, somando 96 repatriados. A ação faz parte da política migratória implementada no governo do ex-presidente Donald Trump.
Assim que chegou ao Brasil, um dos passageiros foi detido pela Polícia Federal por ter um mandado de prisão em aberto. Após o desembarque, os repatriados, que chegaram algemados pelas autoridades americanas, foram direcionados a um posto de atendimento humanizado.
Em seguida, o grupo embarcou em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), onde devem chegar por volta das 15h. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, este é o quinto voo recebido em Fortaleza e o sexto em Confins dentro do atual programa de acolhimento.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens para auxiliar no deslocamento dos repatriados para suas cidades de origem. Trinta passagens serão destinadas a passageiros com destino ao Norte e Nordeste, enquanto outras 20 atendem os que seguirão para regiões do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Os deportados têm acesso a alimentação, kits de higiene, atendimento médico, apoio psicossocial e orientação sobre serviços públicos. A depender da necessidade, também poderão ser encaminhados a abrigos temporários.