Brasil recebe novo lote de doações dos EUA de vacinas da Janssen neste sábado (26)
Remessa com 942 mil doses completa acordo de envio de 3 milhões de imunizantes

Foto: Reprodução/G1/EPTV
O Brasil recebeu, na manhã deste sábado (26), um lote com 942 mil de doses da vacina da Janssen contra Covid-19, doadas pelos Estados Unidos. A remessa, que não tem relação com a iniciativa da Covax, completa o envio de 3 milhões de imunizantes provenientes do acordo firmado com o governo norte-americano. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos (SP) por volta das 6h29 da manhã.
Inicialmente, o Ministério da Saúde havia informado que as 3 milhões de doses doadas chegariam ao Brasil em um único voo. No entanto, a logística precisou ser mudada e o lote teve de ser fracionado por conta do peso. Por isso, foram enviadas 2,05 milhões de vacinas na sexta (25) e outras 942 mil neste sábado.
A doação das doses ao Brasil é a maior já feita pelo governo Joe Biden a qualquer país até agora. O principal assessor do presidente americano para a América Latina afirmou que a doação ao Brasil reflete "o foco dos EUA para combater a Covid numa das regiões mais afetadas pela pandemia".