• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Brasil registra 3.354 casos de febre oropouche nas quinze primeiras semanas de 2024

Brasil registra 3.354 casos de febre oropouche nas quinze primeiras semanas de 2024

Número real de infectados no país pode ser ainda maior; entenda

Por Da Redação
Ás

Brasil registra 3.354 casos de febre oropouche nas quinze primeiras semanas de 2024

Foto: Reprodução/Pixabay

O número de casos de febre oropouche quadruplicou no Brasil. Enquanto em 2023 foram registrados 832 casos da doença, o Ministério da Saúde contabilizou 3.354 apenas nas quinze primeiras semanas de 2024. Especialistas alertam, no entanto, que o número real de infectados no país pode ser ainda maior. 

Este ano, a infecção foi detectada em estados onde não havia registros anteriores. Cidades como Cuiabá (MT), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) reportaram os primeiros casos de oropouche. Embora a vigilância epidemiológica estadual afirme que os casos foram importados da região norte, há preocupações sobre a possibilidade de transmissão comunitária estar ocorrendo.

Dos casos deste ano, 2.538 foram em residentes do Amazonas, seguidos por Rondônia (574), Acre (108), Pará (29) e Roraima (18). Fora da região Norte, Bahia (31), Mato Grosso (11), São Paulo (7) e Rio de Janeiro (6) foram os estados com maior número de registros da doença.

A febre oropouche é uma doença transmitida aos humanos por dois mosquitos: o maruim (culicoides sonorensis) e, menos frequentemente, o pernilongo (culex quinquefasciatus). Ela causa sintomas semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, fadiga, dores musculares e desconfortos intestinais.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário