Brasil registra 612 mil acidentes de trabalho em 2022, diz pesquisa

Área da saúde concentra grande parte dos casos

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Brasil registra 612 mil acidentes de trabalho em 2022, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mostra que, em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados ao trabalho. Ao todo, foram concedidos 148,8 mil benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em decorrência desses acidentes. Já o número de mortes atingiu 2.538 no ano passado.

Diante dos números alarmantes, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado na última quinta-feira (27), alerta para a necessidade de medidas de repressão e prevenção. Os dados mostram ainda que entre as unidades federativas, São Paulo apresentou o maior volume de notificações por acidentes de trabalho (204.157), correspondendo a 35% do total.

Minas Gerais vem em seguida, com 63.815 notificações, seguido do Rio Grande do Sul, com 50.491. Em escala municipal, a capital paulista exerce a liderança, com 51.233 notificações, à frente do Rio de Janeiro (18.747) e de Belo Horizonte (11.776).

Trabalhadores da saúde

A área da saúde concentra grande parte dos acidentes de trabalho, representando 10% das notificações feitas ao INSS. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com mais acidentes de trabalho, somando 603.631 de 2012 a 2022. 

Prevenção

O MPT atua de duas formas para reduzir o volume de acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador: repressiva e preventiva. Na modalidade repressiva, quando o acidente já aconteceu, o órgão trabalha em conjunto com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, para instauração de um inquérito civil.

Além disso, o MPT também realiza atividades de fiscalização para identificar falhas no gerenciamento dos riscos no ambiente de trabalho, buscando a regularização. A forma preventiva, ou promocional, é conduzida por meio de projetos nacionais temáticos.

Luciano Leivas, vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT, ressalta a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

“Do ponto de vista econômico, os acidentes de trabalho têm grande impacto, e também na Previdência Social, traduzidos por valores elevados de benefícios, como pensão por morte, aposentadorias por invalidez, auxílio-doença por incapacidade temporária, decorrentes de acidentes de trabalho”, disse. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário