Brasil registra aumento de 55% no número de turistas internacionais, em comparação a janeiro de 2024
58% dos turistas vieram da Argentina, aponta governo federal

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Brasil registrou um crescimento de 55% no número de turistas internacionais em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024. Ao todo, 1.483.669 estrangeiros desembarcaram no país em janeiro, um aumento de mais de meio milhão de pessoas em relação aos 956.737 do ano passado. Números foram divulgados pelo governo federal nesta sexta-feira (21).
Segundo os dados do Ministério do Turismo, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal, a última vez que esses números passaram do milhão foi em 2018, quando foram registradas 1.067.389 pessoas.
Grande parte dos turistas veio da América do Sul, com destaque para a Argentina, que ocupa mais de 58% dos dados divulgados. Foram registrados 870.318 turistas argentinos, um crescimento de 92% em relação ao ano passado. Esse aumento expressivo é resultado do câmbio favorável aos argentinos.
Outros países sul-americanos compõem os dados, como o Paraguai, com 108.118 turistas, e o Chile, com 103.620, este último apresentando um aumento de 34% em comparação a 2024.
Seguindo eles estão: Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Bolívia, Reino Unido, França, Itália e Venezuela.
Entre os estados brasileiros mais visitados estão: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia.
54% dos turistas chegaram ao Brasil por transporte terrestre. Já as chegadas por avião representam 40,9% e por vias marítimas e fluviais somaram 4,9%.
“Estamos promovendo o país com mais inteligência e com parcerias estratégicas para atrair turistas de todo o mundo. Hoje, o Brasil se tornou um país mais competitivo. O turista, na hora de decidir para onde vai, encontra mais opções de pacotes e de voos para o Brasil, e é impactado com mais informações sobre o que pode encontrar em nosso país, de acordo com o seu perfil de consumo. Isso tem feito toda a diferença”, declarou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.