• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil registra quase 11 mil pedidos de naturalização em 2023, diz pesquisa

Brasil registra quase 11 mil pedidos de naturalização em 2023, diz pesquisa

Número representa um recorde desde 2010

Por Da Redação
Ás

Brasil registra quase 11 mil pedidos de naturalização em 2023, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgado na coluna Painel, revela que o Brasil deferiu 10.758 pedidos de naturalização no ano passado, marcando um recorde desde 2010. Isso representa um aumento de 41% em relação ao segundo ano com o maior número de solicitações aceitas, que foi em 2019, o primeiro do governo Jair Bolsonaro (PL), quando foram deferidos 7.627 pedidos.

Por outro lado, os indeferimentos totalizaram 5.786 em 2023, o que representa o segundo maior patamar desde 2019, ficando abaixo apenas dos 10.427 pedidos indeferidos em 2022, o último ano do governo Bolsonaro.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até o momento, a nacionalidade com o maior número de pedidos deferidos em 2024 é a haitiana, com 170 naturalizados, seguida da senegalesa (62) e da cubana (37). Sobre os indeferimentos, afirma que o sistema "não possui ferramentas que contabilizam tais dados". 

Conforme o levantamento, o aumento de pedidos deferidos no ano passado é atribuído pelo ministério à análise "mais célere de processos bem instruídos, com a documentação completa e proposta de deferimento". Já o principal motivo de indeferimento "é a instrução de processos com a documentação requerida incompleta".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.