Brasil

Brasil registrou mais de mil feminicídios em 2023

Número alarmante revela desafios na proteção de mulheres em situação de violência no país

Por Da Redação
Ás

Brasil registrou mais de mil feminicídios em 2023

Foto: Agência Brasil

De acordo com levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Brasil emitiu em média uma medida protetiva a vítimas de violência doméstica a cada minuto no ano passado, totalizando 553.391 documentos apresentados pelas justiças estaduais. Porém, mesmo com esse esforço, o país registrou 1.706 feminicídios em 2023, uma média de quase cinco crimes por dia.

O advogado criminalista e especialista em violência doméstica, Rafael Paiva, destacou ao R7, a preocupação com o alto número de feminicídios e a importância da emissão de medidas protetivas. Ele ressalta que, muitas vezes, essas medidas são descumpridas pelos agressores, o que demanda ações mais efetivas por parte do sistema de justiça.

Segundo Paiva, a conversão da medida protetiva em prisão preventiva ou o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar os agressores podem ser medidas importantes para garantir a segurança das vítimas. Recentemente, o CNPCP recomendou o monitoramento eletrônico dos acusados por violência doméstica para garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência.

Apesar da importância das medidas protetivas, Paiva ressalta que, em casos mais graves, como aqueles em que há risco real de morte para a vítima, a prisão ou o uso de tornozeleiras eletrônicas são as únicas opções eficazes. No entanto, o Brasil enfrenta desafios logísticos para implementar o monitoramento eletrônico, conforme revelou o R7 ao apurar a necessidade de adquirir um grande número de tornozeleiras eletrônicas para atender à recomendação do CNPCP.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário