Brasil resgata cerca de 980 crianças e adolescentes em situação de trabalho escravo em 19 anos
Dos resgatados, 377 tinham menos de 16 anos
Foto: Reprodução / MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou ao site UOL, que o Brasil já resgatou 980 crianças e adolescentes em situação de trabalho análogo a escravidão desde 2004, ano em que os dados começaram a ser levantados pela pasta. Dos resgatados, 377 tinha menos de 16 anos e 603 tinha entre 16 e 18 anos durante a operação.
Segundo a pasta, as crianças e adolescentes começam a trabalhar em situações difíceis pela necessidade de acompanhar os pais. As mulheres costumam ser destinadas a funções de limpeza e trabalhos domésticos, e os homens vão para o campo acompanhados das crianças.
O trabalho infantil facilita que a criança acabe em uma situação de trabalho análoga escravidão. O cultivo de café a criação de bovinos, costumam empregar crianças e adolescentes até os 10 anos com o objetivo de aumentar a produtividade.
Entre 2004 e 2022, foram resgatados 88 crianças em situação análoga envolvendo o cultivo de café. A operação mais recente realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aconteceu no dia 26 e abril em uma fazenda no Espírito Santo, e resgatou 13 pessoas. Duas delas eram adolescentes.